Programação Carta da Terra






O curso está organizado em um módulo introdutório e cinco ciclos de aprendizagem.

Começamos este processo de formação construindo a justificativa e embasamento para que nossas ações sejam fundadas em uma intenção coletiva de transição para a sustentabilidade. Propomos que esta base inicial seja constituída do aprofundamento de leituras da Carta da Terra, da nova concepção de Desenvolvimento Sustentável, e da mudança de Era: do Holoceno ao Antropoceno, que coloca o homem como agente geológico. Além disso, ao agente socioambiental urbano, torna-se fundamental uma visão abrangente da cidade de São Paulo no contexto do Antropoceno. Por fim, novas concepções de educação e as práticas integrativas nos ajudam na busca por respostas possíveis.

A partir disso, caminharemos juntos por ciclos de aprendizagem. Os participantes serão convidados a construir juntos, co-responsáveis pelo processo de aprendizagem.
Para que estejamos prontos para atuarmos como agente socioambientais urbanos, compreendemos a necessidade de trilharmos, através da transdisciplinaridade, um conjunto de bases, ferramentas, experiências e práticas que fortalecem nossas atuações na cidade de São Paulo, visando uma sociedade para as pessoas e para o planeta, indissociados.