DEA|UMAPAZ

O Departamento de Educação Ambiental / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (DEA/UMAPAZ), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, proporciona livre acesso para a construção de conhecimentos relativos ao meio ambiente e cultura da paz com o foco na realidade urbana e ambiental da cidade polo da metrópole paulista, a partir de seus desafios e potencialidades. Conhecimentos astrofísicos adicionam-se aos conteúdos oferecidos.

É composta por quatro divisões: Escola Municipal de Jardinagem, Escola Municipal de Astrofísica, Formação e Difusão de Projetos em Educação Ambiental. Reunidas e articuladas realizam atividades estruturadas por programas dirigidos prioritariamente à formação de multiplicadores socioambientais dos setores públicos e sociedade civil, buscando atingir a compreensão e ação em todos os territórios da cidade de São Paulo a fim de implementar a justiça ambiental.



ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM - DEA|UMAPAZ 1
Tem o objetivo de disseminar conhecimentos e práticas de horticultura e jardinagem. Oferece os cursos regulares e de curta duração, oficinas, palestras e mini-cursos de horta e de jardinagem.

End: Av. Quarto Centenário, 1268, portão 7A - Parque Ibirapuera
                                Tel: (11) 5539-5291




DIVISÃO TÉCNICA DE ASTRONOMIA E ASTROF - DEA|UMAPAZ 2
Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini (EMA)
A EMA oferece atividades de sensibilização e cursos de formação para educadores e interessados em astronomia e astrofísica.

Planetários
Espaço científico e cultural, de popularização de conteúdo científico, reflexão e discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.

Planetário Aristóteles Orsini (Parque Ibirapuera)
É um espaço de popularização de conteúdo científico, reflexão e discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.

End: Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10 - Parque do Ibirapuera
Tel: (11) 5575-5206/ 5572-5425/ 5575-5425

Planetário do Carmo (Parque do Carmo)
Visa a oferecer sessões de observação do céu e programas de difusão de conhecimentos científicos para a população da região Leste da Cidade.
End: Rua John Speers, 137 – Itaquera - Parque do Carmo - São Paulo
Tel: (11) 5575-5425



DIVISÃO DE FORMAÇÃO - DEA|UMAPAZ 3
A Divisão de Formação oferece cursos, palestras, oficinas e vivências relacionadas à educação ambiental, gestão ambiental e cultura de paz na sede da própria UMAPAZ e de modo descentralizado, pelo território do município.

                               End: Av. Quarto Centenário, 1268, portão 7A - Parque Ibirapuera
                               Tel: (11) 5572-8037/ 5572-1004



DIVISÃO DE DIFUSÃO E PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -
DEA|UMAPAZ 4
Coordenam e articulam projetos e atividades com comunidades e instituições em caráter pontual e/ou permanente. Visa à difusão em públicos heterogêneos, dos princípios estabelecidos em Conferências Internacionais e Nacionais sobre a
natureza, dos objetivos e das práticas da Educação Socioambiental
contribuindo para uma maior sustentabilidade no município.

End: Av. Quarto Centenário, 1268, portão 7A - Parque Ibirapuera
Tel: (11) 5574-0420/ 5084-9067






Localização: